- Fique por dentro do mundo das Ferramentas

Qual o melhor Martelete?

Martelete é uma ferramenta usada para perfurar, quebrar e demolir, são pequenas britadeiras muito utilizadas em construção civil para demolir espessuras mais duras e pesadas, eles são geralmente adquiridos através do peso.

A ferramenta conta com um grande impacto, que é gerado por energia pneumática, um mecanismo onde o pistão cria uma compressão de ar que se encaminha diretamente em direção a broca, o que leva a menos esforço do operador, trazendo mais praticidade e segurança.

Diferenças com a Furadeira

O martelete é muito confundido com a furadeira, mas ele conta com uma absorção de impacto muito maior, e com uma força mais elevada também, a furadeira é usada para como o nome já diz fazer furos, o martelete conta com vários modelos, inclusive com a função de furar, mas, em geral, o mais utilizado é para demolir e quebrar concretos, pedras, paredes de tijolo. A furadeira é mais utilizada para furos de menor complicação, enquanto o martelete já é usado para rompimentos mais robustos, o que pede até mais experiência e um certo conhecimento do operador por medidas de segurança, já a furadeira conta com uma facilidade maior de manuseio e uma segurança a mais, fazendo com que o seu uso seja mais universal e acessível.

Tipos de Martelete

O martele conta com vários modelos, cada um com sua própria especificidade e modo de utilização, que trazem diferentes tipos de vantagens durante o uso.

  • Martelete Rotativo

O mais simples dos marteletes, e também com o preço mais acessível, não é comum encontrá-lo no mercado atualmente, pois ele apenas exerce a função de girar, rotação pura e rotação com impacto. Não é adaptável ao uso de talhadeira e ponteiro, e demolir e quebrar é uma função das mais requisitadas pelos usuários e ainda por seu preço ser muito próximo dos demais acabou não sendo oferecido pelos fabricantes.

  • Martelete Perfurador

Muito Parecido com o rotativo, a grande diferença é a adaptação aos objetos de corte, que o perfurador é adaptável e o rotativo não. Usado para fazer perfurações, muito comum em tijolos, pedras e concretos, faz também furos sem a percussão de metal em aço, metal, cerâmica, plástico e madeiras. Podem vir com ponteiros, talhadeiras ou brocas que são adaptáveis a ferramenta. São maquinas de até 05 kg, normalmente com encaixe SDS Plus, obras de pequeno porte.

  • Martelete Rompedor

Um dos modelos mais tradicionais, é bastante aclamado pelos operadores. Usado para demolir estruturas e elementos mais pesados, isso por contar com um mecanismo golpeador mais forte, além de trazer mais segurança ao operador com um sistema de controle de velocidade, permitindo o ajuste da força de percussão da peça. Marteletes de 5 a 10 kg e usado na horizontal igual a furadeira, diferente do demolidor, que é usado na vertical.

  • Martelete Demolidor

O que mais se aproxima da britadeira, até em sua forma de usar, em posição vertical. Tem um desempenho muito forte e eficiente, é muito utilizado em obras, conta com um mecanismo golpeador e um controle de velocidade que serve para ajustar a força da percussão. Demolidor são máquinas de 15 kg+, chegando até em 30 kg, é bastante parecido com o martelete rompedor, mas difere na forma de usar, o demolidor é utilizado na vertical e o rompedor na horizontal.

  • Martelete Combinado

Também existe o modelo combinado, que basicamente é a junção do martelete perfurador com o rompedor, sendo usado tanto para demolir quanto para furar, trazendo ainda mais praticidade ao operador. Não é o martelete mais usado em locadoras, por exemplo, aliás locadoras raramente locam este tipo de ferramenta, pois se for usado frequentemente acarretará mais problemas que o demolidor.

Encaixe

Cada martelete tem o seu próprio tipo de encaixe, é importante estar atento a este detalhe na hora da compra, a ferramenta tem que ter o encaixe compatível com a ferramenta de corte, independente de ser o ponteiro, a talhadeira ou a broca. Os encaixes possíveis são:

  • SDS Plus – Marteletes até 3 kg para pequenos reparos como tirar azulejos.
  • SDS Max – Marteletes até 10 kg para obras de médio porte.
  • Hexagonal 17 mm, 28 mm, 30 mm – Para obras de uso pesado, até 30 kg.

Entenda melhor sobre cada um desses encaixes clicando aqui.

Equipamento de Proteção Individual (EPIs)

Os EPIs são extremamente fundamentais e necessários durante a utilização dos marteletes, por ser uma ferramenta que inevitavelmente traz riscos ao operador, uma vez que o trabalho é demolir concretos, tijolos, objetos e locais de espessura forte, que pode respingar e causar um acidente caso o operador não esteja devidamente equipado, outro fator é o alto barulho que o martelete produz, sendo necessário o uso de protetores auriculares para proteger o ouvido de danos por conta de um som muito alto e muito próximo. O uso desses EPIs listados abaixo são essenciais para usar o martelete com segurança.

Modelos de Martelete SDS Plus

Modelos de Martelete SDS MAX

Modelos de Martelete com encaixe Hexagonal

Martelo Rompedor Makita M8600B Encaixe 17 mm

Modelos de Martelos Demolidor: Makita HM1307C e HM1307CB

Makita é especialidade no mercado quando o assunto é martelete, ferramentas de extrema qualidade, precisão e que oferecem muita segurança ao operador. Conta com uma variedade de modelos, dois desses modelos são muito parecidos, compartilham da mesma potência, da mesma energia de impacto, mas que não são iguais, elas contém diferenças importantes entre si e que fazem diferença durante a utilização da ferramenta.

A HM1307C é um pouco maior e mais pesada, conta com um encaixe de 30 mm, enquanto a HM1307CB conta com o encaixe de 28 mm, e essa é a maior e a principal diferença entre elas, muda completamente o seu trabalho, é importante ficar atento para não confundir, o equipamento precisa ter o encaixe compatível com a sua ferramenta de corte, seja ela talhadeira, ponteiro ou broca.

Martelo Demolidor HM1307CB Makita

Martelete a bateria é bom?

Já existem muitos modelos a bateria disponíveis no mercado, é uma inovação que está chegando com tudo e traz muito mais facilidade, praticidade e economia ao operador. Além disso, os modelos a bateria também oferecem uma maior eficiência ao realizar o manuseio.

Dependendo da dificuldade de acesso na obra, de energia, a praticidade de operar uma ferramenta a bateria é uma constatação do mercado. Ganha se tempo, mais fácil de operar e mais seguro sem o fio passando nos pés do operador; E agora já existem maquinas muito potentes como a nova plataforma Makita 80v composto de 2 baterias de 40v+40v.

Martelo Rompedor Makita HM001GM202 40V

Confira nossa matéria sobre os objetos de corte, ponteiro e talhadeira, e também outras matérias no nosso blog para ficar por dentro de tudo do mundo das ferramentas.