- Fique por dentro do mundo das Ferramentas

Ponteiro e Talhadeira: Quais as diferenças entre eles?

O ponteiro e a talhadeira são objetos de corte usados em marteletes, elas têm a função de cortar, romper e perfurar locais que contenham revestimentos mais resistentes como concentro. Os mais tradicionais também são usados manualmente, com o auxílio de um martelo.

A ferramenta pode ter diferentes modelos, conforme a especificidade do produto e a sua necessidade, adequando ao local que será utilizado, os modelos são o hexagonal, o chato e o redondo. São muito usados em construção civil e são ferramentas com uma excelente durabilidade e com um custo muito acessível a todos.

Diferenças

A diferença entre o ponteiro e a talhadeira é o formato de sua ponta, o ponteiro tem na sua extremidade, uma parte pontiaguda, que traz um grande precisão no corte, enquanto o outro formato, que é a talhadeira, contém uma ponta mais achatada, existem diferentes encaixes para diferentes tamanhos de máquinas.

Ponteiro e Talhadeira “SDS”

Os novos modelos de talhadeira e ponteiro, chamados de SDS, que deriva do termo em inglês “Slotted Drive System” ou em português “Sistema de Encaixe Rápido” trazem muito mais potência e facilidade ao operador, além de mais rapidez durante a operação, SDS vem de um sistema desenvolvido com o intuito de melhorar o encaixe das brocas, permitindo o movimento sem que ocorra o desencaixe. Com os modelos tradicionais, era preciso do auxílio de um martelo e o serviço era realizado manualmente, nesse novo formato, o ponteiro e a talhadeira são encaixados em uma ferramenta elétrica e realizam o serviço de forma automática e muito mais rápida. Com as ferramentas elétricas se perde a praticidade de locomoção, porque necessita de uma outra ferramenta, o martelete, que nesse caso é uma ferramenta de porte maior e com uma locomoção não tão fácil a ponto de caber no bolso como as talhadeiras e ponteiros manuais, que só precisam de um martelo simples para auxiliar. Existem modelos diferentes de SDS, por esse motivo é importante ficar atento e sempre conferir se o objeto de corte comprado é compatível com a máquina que será realizado o trabalho; por isso, é necessário que o martelete seja de qualidade também.

Encaixe SDS Plus

É o formato mais comum entre os pequenos marteletes, seu comprimento é de 110 mm a 1500 mm, e seu diâmetro varia de 4 mm a 30 mm. É indicado para cortes em paredes e concretos. Para marteletes de pequeno porte de até 3,0 kg e para pequenos reparos, por exemplo: Makita HR2470, DeWALT D25133, Bosch GBH 2-24.

Encaixe SDS Max

O ideal para trabalhos mais pesados e perfurações mais complicadas, diâmetro varia de 13 mm a 44 mm, e o comprimento entre 300 mm e 530 mm. Para marteletes de médio porte, no geral a partir de 5 kg até 10 kg: Makita HM0870C, Makita HR4002, DeWALT 25811, DeWALT 25899, Bosch GBH 5-40.
São disponíveis para Martelos perfuradores, que furam e quebram, e para Martelos Rompedores, que apenas quebram.

Também existe o SDS Top, mas esse modelo ainda é muito raro no Brasil, sua maior disponibilidade é na América do Norte.

Encaixe Hexagonal 17 mm, 30 mm

Existem alguns encaixes hexagonais de diversos tamanhos. O mais popular e mais utilizado entre as locadoras é o de 28 mm de diâmetro, e também o comprimento preferido das locadoras é o de 520 mm, pois além de dar uma força maior caso necessite alavancar alguma pedra, pode se afiar mais e ter uma durabilidade e rendimento maior que o de 400 mm. Um exemplo de Martelo que usa o encaixe de 30 mm é o Makita HM1307C. Mas existem outros modelos, como os de 17 mm e 30 mm, confira abaixo os dois exemplos.

Talhadeira de 450 mm encaixe sextavado de 17 mm – Makita D-16879

Ponteiro e Talhadeira Encaixe Hexagonal 28 mm

Confira nossas indicações para ponteiros e talhadeiras de 28 mm hexagonal, que é o modelo mais tradicional e conta com uma grande resistência e uma durabilidade extrema. A medida real é 28,6, mas é popularmente conhecida apenas como 28 mm.

O encaixe de 28 mm é uma medida padrão e é utilizada nos marteletes de 15 kg até 30 kg em todas as marcas premium como Makita, Bosch, DeWALT entre outras. Existem 2 modelos de Ponteiros com esta mesma medida, o primeiro com um colar e outro sem.

Máquinas compatíveis com os objetos de corte abaixo.

DeWALT: D-25960B2
Bosch: GSH27VC; GSH16-28
Makita: HM1307CB; HM1317CB; HM1802; HM 1812; HM1303B; HM1304B; HM1500B; HM1800; HM1801.

Ponteiro e Talhadeira Hexagonal 28 mm com Colar

Compatível com as seguintes máquinas da Makita:

HM1303B; HM1304B; HM1500B; HM1800; HM1801; HM1812; HM1307CB; HM1317CB.

Com Colar ou Sem Colar?

Apesar de o sem colar ser o preferido e aguentar o tranco, o com colar é indicado em algumas máquinas que contém o sistema de pancada com mais joules; por isso, é necessário outro tipo de trava no porta-ferramentas, que seria o colar, uma forma de limitar a força para o ponteiro ou a talhadeira suportar. Essa fórmula só e permitida em algumas máquinas de marcas específicas, por tanto, é importante estar atento a esse detalhe na hora da compra.

Agora que você já entendeu melhor sobre os objetos de corte ponteiro e talhadeira, visite nosso blog e confira qual o melhor martelete, além de outras matérias.