A tupia é uma ferramenta de cortes manuais, especialista em dar acabamentos em madeiras, para usar a máquina, é necessário contar com uma fresa, que é a ferramenta que dá formato ao corte.
A tupia diferentemente das serras não serve para fazer cortes retos em madeiras, ela serve para trazer perfeição ao material operado, deixando mais elegante e esteticamente mais vistoso, muito usada em móveis, molduras, detalhes arredondados e entalhes.
Não é uma ferramenta das mais conhecidas, por isso, iremos explicar todas as suas especificidades, características de modelos diferentes das tupias de uso apenas profissional e industrial e recomendar a melhor opção para cada necessidade, com intuito de auxiliar o operador no momento da compra.
Fresa para Tupia
A fresa é o elemento mais importante da tupia, sem ela, a máquina não existe, a fresa basicamente é uma lâmina que permite que a madeira seja trabalhada de diferentes maneiras. Cada modelo de fresa tem a sua função e sua finalidade específica, umas servem para arredondar, outras para desenhar, desbastar, etc. Cada resultado depende do tipo da fresa; por isso, é importante escolher a fresa que mais se adapta ao acabamento desejado.
Além das fresas, existem as pinças, que são onde as fresas ficam presas, elas também precisam ser bem analisadas antes da compra, isso porque o tamanho da fresa interfere, e o diâmetro da base não vai funcionar em alguns modelos. Para serviços mais leves, é geralmente usada a pinça de 6mm, trabalhos mais pesados pedem a de 12mm, e também tem a 8mm para trabalhos mais intermediários.
Tipos de Tupia
A tupia conta com alguns modelos, tipos diferentes um dos outros, e voltados cada um deles para necessidades diferentes.
- Tupia Laminadora
O modelo mais tradicional, realiza cortes mais simples, laminados, que não necessitam de muita potência. São Máquinas multitarefas, com um custo menor e que podem ser utilizadas com apenas uma das mãos, é indicada para trabalhos com madeiras macias, para acabamentos, chanfros, entalhos, molduras, vincos, etc.
- Tupia de Coluna
Recomendada para trabalhos mais pesados, contém uma excelente precisão, uma velocidade variável e sua principal virtude é o ajuste de profundidade. É o modelo mais pesado, robusto e o que tem a maior potência, por esse motivo, a tupia de coluna deve ser manuseada com ambas as mãos, é muito utilizada em marcenarias.
- Tupia De Bancada
A tupia de bancada é a única que não é manual, ela fica fixada em uma bancada e tem seus movimentos coordenados pela própria madeira. Esse modelo é mais usado em indústria e para usos mais profissionais, além disso, conta com uma tecnologia de lâminas rafiáveis, o que garante uma economia considerável de energia elétrica.
Potência
A potência é um fator muito importante para funcionalidade da ferramenta, a escolha tem que ser feita visando a sua necessidade; por isso, é fundamental analisar e avaliar essas questões antes de realizar a compra da máquina. Para trabalhos domésticos, os modelos de 530W e 710W atendem bem as suas obrigações e cumprem o desempenho desejado. Para uso mais profissional, como, por exemplo, em oficinas, o mais recomendado são as tupias de 900W ou 1650W, é um investimento maior, mas que fará diferença na qualidade do serviço.
Tupia Makita
As tupias da marca Makita são garantia de eficiência, qualidade e praticidade, quando se fala em tupia, a Makita é a mais popular e recomendada marca para essa ferramenta, isso pela grande variedade de modelos e também pelo controle e conforto que a máquina oferece ao operador. Uma de suas grandes novidades de inovações são os modelos a bateria, que trazem muito mais potência e praticidade ao operador, e a mais nova gama de modelos para diversos tipos de ferramentas são os tipos XGT que são as baterias de plataforma de 40V, e a tupia também tem o seu modelo a Bateria 40V, que é o RT001GZ04.
Outras Opções
Existem outras boas opções de tupias além das da Makita, outras duas marcas que contam com uma boa reputação e são recomendadas são a DeWALT e a Stanley, tupias com muita qualidade e uma garantia de um serviço eficiente, principalmente com os modelos de coluna.
Conclusão
Levando em consideração tudo o que foi reportado nessa matéria, chegamos a que conclusão que as tupias são ferramentas essenciais para trazer uma perfeita definição ao material trabalhado, e que para atingir esse objetivo, é necessário máquinas de extrema qualidade, nossa principal recomendação são as tupias da Makita, os modelos a bateria como o DRT50Z e da linha industrial, nossa indicação é o 3709 do tipo laminador, que é um dos modelos mais populares e procurados, já no tipo de coluna, nossa recomendação é o RP2301FC.
Para conferir mais matérias e ficar antenado a tudo que envolve o mundo das ferramentas basta acessar o nosso blog, e para obter as melhores ferramentas disponíveis no mercado, acesse o nosso site.