A chave de impacto, é uma ferramenta que é usada com o objetivo de apertar e afrouxar parafusos e porcas, é muito eficaz para essa função, consegue em pouquíssimos segundos remover os objetos mesmo que estejam extremamente apertados, e traz uma praticidade gigantesca ao operador, que não precisa mais tirar parafuso por parafuso manualmente, gerando um tempo de trabalho e um estresse bem menor. Potência e velocidade estão entre as suas principais e grandes características.
Diferenças entre Parafusadeira e Chave de Impacto
São evidentemente ferramentas muito parecidas, a grande diferença está na força para realizar determinados afazeres, a chave conta com um sistema interno de martelo e bigorna, o que traz maior aplicação de força. Ainda nesse aspecto, algo que diferencie muito as ferramentas em questão é a rotação de pulsos rápidos da chave, fazendo com que seja útil para diversas finalidades, a chave de é usada para serviços mais pesados, como em oficinas mecânicas ou máquinas agrícolas, já a parafusadeira já é mais abrangente, e menos potente, serve para qualquer tipo de parafuso, enquanto a chave é mais para os parafusos de pressão.
RPM e IPM
A velocidade ideal de rotações por minuto (RPM) de uma chave são 3000 ou mais, quanto maior a rotação, menor o esforço do operador, porque o impacto assume a maior parte da velocidade que o serviço necessita. Além do rpm, a ferramenta conta com os IPMs (Impacto por Minuto), e é importante que esse fator também seja elevado, porque é necessário um grande contato entre a ferramenta e o elemento de fixação para a máquina atuar sobre o elemento, seja na hora de colocar ou retirar o parafuso, ajudando a realizar trabalhos pesados em períodos de tempo menor.
Tipos de Chave de Impacto
Tal qual como as Esmerilhadeiras, Lixadeiras e outras ferramentas, existem três tipos de chave de impacto, a elétrica, a bateria e mais utilizada, que é a pneumática.
- Elétrica
Ferramenta que para ser usada, é necessário uma fonte de energia próxima, para que seja conectado o fio a tomada. Essa opção permite a regulagem de potência, que ajusta o torque dependendo do trabalho a ser feito. A grande desvantagem desse tipo de chave é estar realmente limitado a uma fonte elétrica. Uma das melhores opções elétricas são as Chave de Impacto DeWALT.
- Chave de Impacto a Bateria
Modelo a bateria, permite uma maior locomoção com a ferramenta, conta com um uso longo, mas limitado por conta de necessitar de carregamento, esse motivo também faz com que o torque seja um pouco menor.
Chave de Impacto Pneumática
Modelo muito popular e utilizado, a chave pneumática, é alimentada através de um ar comprimido, que é gerado por um compressor de ar. Contém um tempo de uso muito grande, podendo ser utilizada por três turnos seguidos sem se preocupar com o reabastecimento, modelo mais indicado para trabalhos pesados e de jornadas longas e continuas. São máquinas bastante potentes e com um trabalho de manutenção superior aos outros tipos.
Indicação
Nossas principais indicações de chaves de impacto pneumática são as máquinas AT-2810/16 da Puma, CHI-3200 da Chiaperini e a Pro-150 da LDR, ferramentas robustas, com desempenho extremamente eficiente e veloz para apertos e desapertos.
Conclusão
Avaliando tudo o que foi reportado, a chave pneumática conta com fatores essenciais que precisam ser avaliados antes da compra, como a sua potência, por exemplo, que é imprescindível para funcionalidade da máquina, sendo assim os compressores de ar adquiridos também precisam ser de boa qualidade e eficiência.
Visando tudo isso, a Puma e a LDR são grandes marcas que vão te auxiliar muito com as chaves e nesse quesito em geral, e você pode adquiri-las acessando o nosso site, que conta com as melhores chaves pneumáticas do mercado, e também pode conferir o nosso blog, para ficar por dentro de tudo sobre o universo das ferramentas, que é um mercado cresce cada vez mais no Brasil.