A serra mármore é uma ferramenta muito utilizada, que têm como função realizar cortes em materiais como mármore, concreto, granito e ferro, faz cortes em retos e inclinados, realiza também cortes menores, com excelente precisão. É uma máquina aparentemente muito semelhante a serra circular, porém, são usadas em materiais bastante diferentes, a serra mármore é muito utilizada em marcenarias, marmorarias e serralherias. Dito tudo isso, você faz ideia de quais características avaliar antes de compra? Explicaremos tudo sobre o funcionamento dessa máquina e suas vantagens, indicando ao operador a melhor escolha e o tranquilizando para quando for realizar a compra.
Vantagens da Serra Mármore
Entre as suas grandes vantagens, uma das maiores é a diversidade, a máquina corta uma gama de materiais muito variados como concreto, granito e os cortes também podem ser realizados de diversas maneiras diferentes, sejam eles inclinados, retos ou angulares. A serra conta com um controle de segurança invejável, feito para deixar o operador ainda mais tranquilo, dificultando possíveis riscos.
Tipos de Disco Para Serra Mármore
A serra mármore consegue ser usada em discos de 95mm a 125mm, quanto maior for o disco utilizado maior é a capacidade de realizar o corte de maneira impecável, os de 115mm ou 125mm são exemplos claros disso. É de extrema importância estar atento a esse quesito do disco na hora da compra, ele precisar ser compatível com a sua necessidade. Os discos de lixa mais indicados para serra mármore são:
Indicado para materiais bastante resistentes, como pedras, granitos e mármore.
Melhor opção de disco para ser usado em alvenaria, concretos, tijolos e telhas.
- Disco Diamantado Contínuo
Disco mais indicado para cortes de cerâmica, azulejos e porcelanatos.
Diferenças com a Serra Circular
A grande diferença entre as duas máquinas está na rotação, que a da serra mármore é bastante superior ao da serra circular e esse fator ajuda a cortar materiais mais rígidos como tijolo, pedras e azulejos, enquanto a serra circular possui uma rotação menor, ideal para cortes retos, além disso, a serra circular possui um disco maior, enquanto o disco da serra mármore é menor e diamantado, próprio para ser utilizado em materiais mais duros e rígidos, já a serra circular normalmente é mais usada para cortes em madeiras, a de mármore também pode serrar madeira, mas apenas com o disco correto e ideal para essa função, isso porque se usada para algo que não é da sua finalidade, pode gerar perigos ao operador. Além da segurança, outro motivo é que se a serra mármore estiver com disco inadequado para corte de madeira e for utilizado para esse fim, pode causar a avaria do equipamento.
Serra Mármore Makita
A Makita é uma das melhores e mais recomendadas marcas do mercado quando o assunto é serra mármore, as máquinas contam uma grande precisão e uma excelente eficiência, trazendo ao operador muito mais praticidade e comodidade. As Máquina da Makita tem uma grande vida útil, uma vibração menor e não requerem uma manutenção constante.
Outras Opções
Outras grandes marcas que também são destaques com serra mármore são a Stanley e a Black+Decker, ambas oferecem em suas máquinas uma definição de alta qualidade e uma praticidade com o seu fácil manuseio.
Equipamento de Proteção Individual
O uso da serra conta naturalmente com alguns pequenos riscos; por isso, é extremamente fundamental o operador estar utilizando os devidos EPIs para se manter protegido durante a operação da máquina. É importante estar usando:
Além dos EPIs, é de suma importância estar em um local adequado para a utilização da ferramenta, um ambiente iluminado, limpo e longe de possíveis perigos, como materiais inflamáveis.
Conclusão
Levando em consideração tudo o que foi reportado nessa matéria, chegamos a conclusão que quando se trata de serra mármore, a Makita é a grande e principal opção no mercado, máquinas extremamente competentes e eficientes, com uma variedade enorme de modelos, contando inclusive com uma de suas grandes inovações, que são os modelos a bateria, esse que é uma das nossas principais indicações, o DCC500ZKX1, já na linha industrial, nossa recomendação fica por conta do 4100NH2Z, modelo prático, que conta com uma grande força e com uma boa facilidade em seu manuseio.
Uma ferramenta capaz de cortar diversos tipos de materiais, estão entre eles os mais resistentes como pedras, azulejos, tijolos e pisos. Confira essas e outras máquinas em nosso site, e acesse também o nosso blog para ficar antenado em tudo sobre os mais diversos tipos de ferramentas, incluindo outros tipos de serra, como a policorte e as serras de bancada.