- Fique por dentro do mundo das Ferramentas

Quais são os Tipos de Lixadeira?

A lixadeira é uma ferramenta extremamente versátil, que pode ser usada em diferentes funções, dependendo do modelo, e cada uma com a sua especificidade, geralmente é muito usada para acabamentos, lixamento de diversos tipos de materiais, desbaste e preparação de superfícies. Uma máquina muito utilizada em construção civil, marcenaria e industrias, que trazem uma praticidade e uma eficiência muito grande ao operador durante o trabalho. Ela pode ser utilizada para preparar paredes e tetos para pintura, decapagem de assoalhos e portas, remover materiais, reformar superfícies e também trabalha em qualquer superfície, seja ela plana, curva, vertical, horizontal e inclinada.

Máquina que conta com uma enorme versatilidade em funções, mas se o serviço for principalmente para realizar acabamentos, essa é ferramenta ideal. Acabamento é um processo fundamental em final de obras e construções, dar a ele sua devida importância é fundamental para o trabalho ser finalizado perfeitamente; por isso, economizar e ter uma baixa qualidade não é indicado.

Diferenças da Lixadeira para Esmerilhadeira e Politriz

As três máquinas são muito semelhantes, entre as lixadeiras, principalmente a angular, é a que mais se assemelha com a esmerilhadeira e a politriz. Em muitos casos, as três contam com o mesmo design, peso e tamanho, a grande diferença entre elas é a rotação, a esmerilhadeira tem uma média de 8.000 rpm por minuto, chegando em até 11.000 rpm, a lixadeira tem a média de 6.000 rpm por minuto e a politriz de 3.000 rpm, quanto maior e mais pesada for a sua necessidade, mais potente deve ser a máquina escolhida. Não se deve utilizar as máquinas em funções que não lhe cabem, isso pode danificar seriamente a peça trabalhada.

Lixadeira Elétrica, Pneumática e a Bateria

A lixadeira pode ser de três maneiras diferentes.

  • Elétrica – Através de eletricidade, utilizando cabeamento, e esse ainda é o jeito mais tradicional e a máquina mais popular, muito usada em construção civil, por ter uma fonte de energia ilimitada, tempo um tempo de uso que só pode ser interrompido caso haja alguma falta de energia e ter um peso mais leve.
  • Pneumática – Existe a lixadeira pneumática, que funciona através de ar comprimido, gerado a partir de um compressor, são equipamentos mais robustos e duráveis, aguentam um volume maior de trabalho. Normalmente necessitam de menos manutenção, conseguindo trabalhar por mais horas e suportando condições adversas como poeira e calor, isso se dá pelo fato desse modelo ser projetado para ter rendimento em um grande ciclo de serviço.
  • Bateria – Existe o modelo a bateria, que é a novidade no mercado, traz uma praticidade enorme ao operador, que pode utilizar a máquina em qualquer lugar, completamente longe de tomadas. Além disso, a ausência de fios traz uma otimização no serviço e diminui os riscos de acidente, por não contar com fiação e consequentemente choques e curtos.

Tipos de Lixadeiras

Existe uma variedade de modelos, cada uma com a sua própria especificidade, é importante estar atento na hora da realização da compra e na escolha da máquina, visando sempre qual é a sua necessidade, comparando com as funcionalidades da ferramenta para saber qual é a melhor opção de escolha.

  • Lixadeira Orbital

A orbital é uma máquina portátil, de pequeno porte, com peso e tamanho reduzido, é recomendada para trabalhos leves, pequenos acabamentos e lixamentos básicos; por isso, é indicada para serviços com madeira MDF, madeira compensada, alvenaria e drywall, porque são materiais que necessitam de lixas mais finas, que são exatamente as usadas no modelo orbital.

Contém a base quadrada, e sua maior vantagem, além de uma grande facilidade de controle, é o fato do seu funcionamento ocorrer por meio de oscilações, fazendo com que a máquina vibre de maneira mais rápida e remova o volume do material. Não indicada para pinturas automotivas.

  • Lixadeira Roto-Orbital

A Roto-Orbital é muito presente em funilarias, marcenarias e carpintarias, diferentemente da orbital que conta com a base quadrada, a roto conta com a base redonda e isso traz mais formas de trabalho por realizar movimento de oscilação. A roto-orbital realiza acabamentos perfeitos e mais caprichados, conseguem chegar a redemoinhos que outros modelos não conseguem.

Além de tudo isso, o modelo roto-orbital conta com uma alta capacidade de produção, alguns casos contam com compartimento de pó, que deixa o ambiente limpo, evitando poeira, é claro que se você ligar o aspirador.

  • Lixadeira de Cinta

A de cinta é recomendada para serviços mais pesados, modelo indicado para retirar restos de madeira em grandes superfícies, além de acabamentos de metal, plástico, pintura antiga e materiais envernizados.

Por conta do seu peso, o modelo de cinta não é usado na vertical, apenas em posições horizontais e planas, esse tipo é o mais usado por profissionais da marcenaria, pela facilidade com o lixamento em madeiras mais robustas.

  • Lixadeira Angular

Quem necessita de grandes desbastes, esse é o modelo mais indicado, contém uma alta rotação e por isso é indicado a utilização em materiais mais duros e em superfícies que não necessitam de acabamentos perfeitos, por não oferecer um acabamento liso.

Muito usada para lixar peças brutas de metal e madeira, em serralherias, carpintarias, o disco de lixa utilizado é o mais tradicional dos mais antigos abrasivos, normalmente preso num prato de lixa por uma porca de lixadeira.

É uma máquina das mais perigosas devido a sua potência e força, então não é recomendado o uso para quem não tiver experiência com a ferramenta, é importante manter o cuidado durante o manuseio.

  • Lixadeira de Parede

As lixadeiras usadas para teto e parede são geralmente usadas para desbaste desses locais para receber pintura posteriormente. Pode ser usado em drywall, gesso, alvenaria e massa corrida, é utilizado um cabo telescópico para os lugares de difícil acesso e podem ser usados com até seis espessuras de lixa, fazendo acabamentos bem mais eficientes que o método tradicional.

Os discos de lixa padrão desta maquina são os de 225 mm em óxido de alumínio, e já está bem fácil de achar também os discos de lixa “Teladinho” também em 225 mm que proporcionam um melhor rendimento e uma maior absorção de pó se usando o aspirador.

Também existe outro modelo de lixadeira de teto e parede, que são os modelos curtos. Como esse da Vonder, o LPV 750, com LED e 127V.

  • Lixadeira Combinada

A combinada é usada para trabalhos leves, muito recomendada para lixamento de madeira nas posições vertical e horizontal, traz um ótimo acabamento, e por isso é muito usada em serviços de artesanato e marcenaria.

Pode ser utilizada em uma variedade de materiais, como madeiras, vidro, resina, etc.

lixadeira
Lixadeira Combinada LCM-46 Ferrari

Equipamento de Proteção Individual

É sempre necessário lembrar a importância do uso dos EPIs, e no caso da lixadeira que é uma ferramenta que naturalmente traz riscos pelo seu funcionamento, partes do disco ou de uma peça quebrada podem ser arremessadas em direção do operador; por isso, é de extrema importância o uso dos EPIs. Dentre os equipamentos recomendados, são indispensáveis durante o uso da ferramenta:

Conclusão

Por fim, concluímos que a lixadeira é uma ferramenta cheia de variedade, que serve para ser usada em diversos modos de trabalho, e com isso, é extremamente necessário a sua avaliação e comparação de qual serviço irá fazer com qual máquina deseja comprar, a ferramenta precisa atender a sua necessidade, adquirir o equipamento errado, que não vai servir para o seu trabalho só irá trazer mais dor de cabeça.

Dentre as Roto-Orbitais, que é a lixadeira mais popular, nossa principal indicação é a Lixadeira Roto Orbital 310W BO5030 Makita, modelo eficiente, com uma grande potência e de fácil manuseio.

Com as lixadeiras de teto e parede, nossa principal recomendação é a Lixadeira de Parede e Teto Menegotti MLP-750, modelo completamente articulável, que permite a utilização nas melhores posições possíveis.

E dos modelos de Lixadeira Angular, tem a nossa preferência a Lixadeira Angular 7″ Polegadas 2200 W Makita SA7021 220V, modelo extremamente potente e com um excelente custo beneficio.

Para ficar por dentro e ter um conhecimento prévio sobre a ferramenta que deseja, acesse o nosso blog e confira nossas matérias. Acesse também o nosso site, para adquirir os nossos produtos que são garantia de eficiência.