A máquina de solda MIG está ganhando cada vez mais espaço na indústria, isso porque a soldagem MIG vem se popularizando e hoje é um dos processos mais adotados, pela alta qualidade da soldagem e pela incrível produtividade. Grande parte da evolução deste processo se dá em função dos mais variados estudos acadêmicos e técnicos que ele vem causando.
Como funciona a soldagem MIG?
O processo da soldagem MIG funciona alimentando continuamente um arame consumível. Em polos diferentes, o arame consumível, que é uma das polaridades, é direcionado a uma peça metálica, que é a outra polaridade, sob uma atmosfera de proteção gasosa.
Quando o arame entra em contato com a peça de metal, ocasiona o fechamento do circuito, que permite a circulação de corrente elétrica entre os dois polos, negativo e positivo. Esse fluxo de corrente aquece os metais até eles atingirem a temperatura de fusão, o que gera a chamada “poça de fusão”.
Parte do que compõe essa poça de fusão é justamente o arame consumível ou o metal de adição, e a outra parte é composta pelo resultado da fusão entre o arame consumível e o metal de base, isso é chamado de diluição. Após a poça de fusão resfriar, chegamos finalmente à união dos metais.
Basicamente, a solda MIG serve para juntar peças de metal de diferentes formatos ou espessuras, com isso criando uma junta forte e durável.
Vantagens
O processo de soldagem MIG traz às máquinas de solda MIG algumas vantagens comparando com outros processos de soldagem por arco elétrico.
- Produtividade e Tempo Reduzido
É uma soldagem conhecidamente rápida, o que significa um considerável aumento na produtividade do trabalho. Como o arame é alimentado constantemente durante o processo, a produtividade é bastante alta. O total de tempo de operação representa metade do necessário do processo com eletrodo revestido, por exemplo.
- Versatilidade
Com a máquina de solda MIG, o processo é semiautomático, podendo ser adaptado para soldagem automática também, trazendo assim, uma enorme versatilidade para o processo, que pode realizar o processo de maneira mecanizada ou automática e possibilita soldar uma vasta faixa de espessuras, vários materiais e em todas as posições, que oferece flexibilidade em diferentes locais e cenários, dependendo da necessidade do operador.
- Menor distorção das peças
Graças à velocidade e ao menor aporte térmico, acontece uma redução bastante considerável em relação à distorção das peças soldadas, o que resulta em uma melhor integridade estruturar.
- Menor perda de pontas
Reduz a quase zero a perda de material de disposição, diferentemente do eletrodo revestido, por exemplo, que existe um descarte de pontas.
- Baixo custo de produção
Com a máquina de solda MIG, os custos de produção são reduzidos, isso devido ao uso da alimentação continua do arame, por causa também do tempo que é empregado na soldagem e a velocidade da soldagem, que gera menos desperdício de consumíveis, isso tudo torna a utilização mais econômica, assim não afetando a qualidade da solda e garantindo um bom acabamento para o cordão de solda.
- Facilidade de Operação
A soldagem MIG é relativamente fácil de ser aprendida e operada, sendo uma escolha popular entre soldadores iniciantes e experientes.
Aplicação da Máquina de Solda MIG
A soldagem MIG, como dito acima, é extremamente versátil e se adequa para soldar uma grande variedade de materiais, estruturas e peças. Segue abaixo algumas das aplicações da máquina de solda MIG.
- Soldagem de Chapas Metálicas
- Soldagem de Tubulações
- Construção Civil
- Setor Doméstico
- Setor Automotivo
- Setor Automobilístico
- Estruturas Metálicas
Conclusão
A máquina de solda MIG representa uma revolução na soldagem moderna, oferecendo uma combinação única de velocidade, versatilidade e qualidade. Seu impacto positivo na eficiência e na qualidade das soldas a coloca como uma escolha preferencial em diversas aplicações industriais, moldando o futuro da fabricação metalúrgica.
Para estar sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo das ferramentas e sempre estar bem informado antes de realizar sua compra, acesse o nosso blog. Confira também as nossas matérias sobre Máquina de Solda Boxer e as diferenças entre a Máquina de Solda Inversora e a Transformadora.