A máquina de solda tradicional e a conhecida Transformadora em sua maioria são extremamente muito pesadas e soldam apenas um tipo ou dois de eletrodo. Esse é um dos principais diferenciais desta tecnologia em comparação com a Máquina de Solda Inversora, que consegue soldar eletrodos de maior dificuldade e dureza como o E7018 mais facilmente, além de seu tamanho e peso bem menor.
A máquina de solda inversora contém uma placa eletrônica, que é composta por quatro elementos primordiais, são eles: o Capacitador, o IGTB, os Diodos e o transformador principal.
Ela funciona transformando a energia de entrada, seja ela 100v ou 220v de corrente alternada para corrente contínua, após isso é criada uma corrente elétrica de saída, isso acontece por meio dos semicondutores de potência que são o IGBT e os Diodos. Por fim, a corrente elétrica de saída consolida o arco elétrico, causando uma solda macia e com poucos respingos.
Confira abaixo todas as diferenças entres às duas ferramentas.
Diferenças e vantagens da máquina de solda inversora para o transformador de solda
- Tamanho e Peso menor, acessibilidade maior – A começar pelo tamanho e a acessibilidade que ele traz, o transformador pode pesar 3 vezes maior do que a máquina de solda inversora, a facilidade com uma soldadora inversa é muito superior, facilitando a locomoção da máquina para lugares mais complexos de usar, como, por exemplo, no telhado.
- Economia – Apesar da máquina de solda inversora custar mais do que o transformador, o investimento vale a pena e a soldadora inversa sai mais barato, e isso acontece porque ela consome 50% menos energia que o transformador.
- Potência – Com relação à potência, a soldadora inversa também tem um desempenho superior ao transformador, um opera na faixa de 100 khz e o outro na faixa de 60 khz.
- Variedade – O transformador consegue soldar apenas um eletrodo, o de 6013, já com a de solda inversora é possível soldar além da 6013, a 7018, ferros fundido, inox e eletrodos de alumínio.
- Qualidade – Com a Inversora você consegue fluxo de energia mais constante permitindo uma qualidade melhor na soldagem.
Como usar a máquina de solda inversora?
O uso da máquina é mais fácil se comparado com o transformador, é mais prático para abrir o arco, a inversora tem funções tecnológicas que automaticamente te ajudam na hora de encostar o eletrodo na peça, mas é necessário uma atenção especial e uma certa experiência.
Antes de usar é preciso limpar qualquer tipo de sujeira que possa estar presente e aquecer o ferro de solda, até que ele atinja a temperatura ideal para a ocasião, a temperatura tem que estar correta para fundir a solda. Após esse procedimento inicial, é só espalhar a solda, usar a máquina até derreter e unir as partes que deseja, essa é a maneira de usar a soldadora inversa, simples, mas que requer bastante cuidado e atenção.
Cuidados ao manusear a máquina de solda inversora
É sempre necessário estar bem protegido para manusear ferramentas, e com a soldadora inversa não é diferente, existem equipamentos que são essenciais para a sua proteção, os famosos EPIs, são eles:
- Capacete – Esses capacetes próprios para soldagem contém uma proteção nas laterais, eles ajudam a proteger queimaduras, partículas e também radiação UV.
- Roupa, Luvas e Botas – É importante que esses equipamentos seja resistente ao fogo.
- Capuz – Outro equipamento fundamental contra o fogo é o capuz, ele vai embaixo do capacete e irá proteger a parte de trás da sua cabeça.
- Respirador – Um bom respirador vai te auxiliar muito contra a fumaça que a soldagem gera.
- Umidade – É um item mais importante a se preocupar que a transformadora, seus transistores, diodos e placa são mais sensíveis a umidade que o simples transformador.
Qual a melhor opção Máquina de Solda Inversora e de Transformadora?
A maquina de solda inversora tem exemplares amplamente competentes, alguns deles trazem uma eficiência e uma qualidade acima dá média do mercado atual, o importante é você saber comprar uma maquina adequada a seu tipo de trabalho, não adianta comprar maquina pequena e barata para serviços de grande porte, elas irão provavelmente ficar desligando toda hora para resfriar quando não queimar a placa os diodos e IGBT.
Inversoras
Indicado para todo tipo de trabalho, seja em indústrias, para hobbystas, reparos e manutenções.
Robustez máxima, com uma potência e uma versatilidade de altíssimo nível.
Indicada para reparos diversos em fachadas, estruturas metálicas, serviços de serralherias e construção civil em geral.
Indicada por sua variedade, realiza a soldagem em qualquer lugar e com muita qualidade. Grande facilidade na abertura do arco e não contamina a peça.
Máquina leve e de fácil transporte. Ideal para trabalhos em ambientes de difícil acesso.
Transformadoras
Indicada para uso em Serralherias, industrias e oficinas. Solda Aço, Ferro, Ferro Fundido e Inox.
Ideal para reparos caseiros. Máquina de fácil manuseio.
Máquina de Solda MIG Inversora
Outra Máquina de Solda que se destaca são as MIG, isso porque o processo de soldagem é ainda mais eficiente, elas também possui 4 principais elementos, que são a Fonte de Energia, Alimentador de Arame, o Cilindro com mistura de Gás e a Tocha de Solda.
A máquina de solda MIG é formada por um arco elétrico entre o eletrodo e o metal base, com o eletrodo sendo continuadamente alimentado. O gás de proteção entra para isolar o ambiente que será soldado, ele faz isso gerando um cortina de proteção enquanto injeta o gás, ele é importante porque impede que o metal liquido resultado da fusão e as gotas fundidas sejam contaminadas, o gás pode ser 3 tipos diferentes e isso depende do material base e do arame que serão utilizados, pode-se usar o gás inerte, o gás ativo ou a mistura dos dois. Esse tipo de serviço precisa ser feito em um ambiente fechado e totalmente protegido do oxigênio que respiramos para o funcionamento ser ideal.
Vantagens da Máquina de Solda MIG
Além das vantagens abaixo, algumas das máquinas Inversoras MIG são Multiprocesso , você poderá utilizar também solda em diversos tipos de Eletrodos e ainda em alguns modelos até o processo TIG também é disponível.
- Eficiência – A máquina MIG é mais eficiente do que outros métodos de soldagem.
- Velocidade – Com a máquina MIG, se tem uma maior velocidade, o que acaba trazendo mais produtividade para o trabalho.
- Não tem perdas – O processo MIG é realizado com um aproveitamento máximo do material, sem nenhum tipo de desperdício.
- Versatilidade – Com a soldagem MIG, é possível soldar em qualquer posição.
Transformadora Retificador para quem quer tradição e confiança. Excelente estabilidade do arco elétrico, tracionador de 2 roletes com controle linear de velocidade com sistema de freio eletrônico do motor.
Máquina econômica e versátil, que possibilita os mais diversos tipos de trabalho.
Confira outras matérias em nosso blog para ficar ainda mais por dentro do mundo das ferramentas.