Uma das ferramentas de corte que pode conter em uma roçadeira são as lâminas de corte, elas são muito utilizadas em vegetações mais fibrosas e complicadas, por conseguirem ter mais êxito em caules mais grossos e até pequenas árvores, diferentemente do carretel de nylon. São muito utilizadas em fazendas, sítios e principalmente beiras de rodovias onde são encontrados matos mais densos e terrenos íngremes.
Lâminas Stihl
As lâminas para roçadeira originais da marca Stihl são indiscutivelmente a melhor opção desse nicho, elas são feitas de aço temperado, que além de ter como intuito um rendimento maior, visa a segurança do operador, que é o mais importante.
Outras lâminas são muito frágeis, é comum essas lâminas paralelas não aguentarem a pressão da roçadeira e acabarem se estraçalhando em pedaços, gerando um alto risco ao operador e a quem estiver próximo. Pouco esforço já faz com que se rompa e quebre a lâmina, elas têm um preço mais acessível, mas que não vale a pena visto o risco que pode gerar, enquanto as lâminas originais da Stihl oferecem uma durabilidade muito maior e riscos extremamente baixos.
Existem diferentes tipos de lâmina para roçadeira, a lâmina pode ser de duas, três, quatro ou oito pontas, as mais comuns sendo as de dois e de três, também existe a lâmina de serra, que também é feita de aço e que tem um formato mais arredondado. Existe a serra circular especial, que tem propensão reduzida de rebote e realiza cortes com precisão de arbustos lenhosos de pequeno porte, e também existe a serra circular standard, que tem dentes pontiagudos e conta com uma boa capacidade de cortar arbustos lenhosos e troncos de pequeno diâmetro.
As Lâminas da STIHL são de um material robusto e extremamente durável, que traz uma economia maior, afinal não é preciso trocar de lâmina o tempo inteiro, que é o que acontece com muitas lâminas paralelas, que saem mais barato na compra, mas são de uma fragilidade completa como já dito, e acabam atrapalhando o tempo de serviço do operador e gastando mais tendo que comprar outra.
Lâminas de 2 Pontas (Duas Pontas)
Características:
Design com duas pontas afiadas para cortes mais precisos e rápidos.
Ideal para gramados, ervas e vegetação mais leve.
Reduz o arrasto, proporcionando eficiência durante o uso.
Lâminas de 3 Pontas (Três Pontas)
Características:
Configuração com três pontas afiadas para maior capacidade de corte.
Adequadas para vegetação densa, arbustos e capim mais resistente.
Oferecem um equilíbrio entre velocidade e potência.
Lâminas de 4 Pontas (Quatro Pontas)
Características:
Design com quatro pontas afiadas para cortes ainda mais robustos.
Indicadas para trabalhos pesados, como desbaste de áreas densas e matagais.
Proporcionam estabilidade durante o corte em condições desafiadoras.
Equipamento de Proteção Individual (EPIs)
Ao usar a roçadeira, é muito importante estar protegido, é uma máquina que naturalmente gera riscos ao operador, podem voar objetos na hora da utilização ou então a ferramenta de corte acabar quebrando; por isso, é fundamental o uso de óculos de proteção, perneiras, botinas, protetores auriculares, etc.
Conclusão
Em resumo, as lâminas para roçadeira originais da Stihl são uma escolha confiável para aqueles que buscam qualidade, durabilidade e desempenho consistente em suas atividades de corte. Ao investir em produtos originais da Stihl, os usuários podem ter a certeza de que estão escolhendo uma solução robusta e projetada para enfrentar os desafios do trabalho diário com eficácia e eficiência.
Confira também em nosso blog qual a melhor ferramenta de corte para roçadeira e por que você deve comprar os carretéis de corte originais da Stihl.
E para você que quer uma ferramenta apenas para um momento em específico e não quer comprá-la, nós temos a opção de aluguel em nosso site de locação. Confira as roçadeiras FS160 a Gasolina, a FS 220 a Gasolina e a KA 85R HL da Stihl disponíveis para aluguel.