- Fique por dentro do mundo das Ferramentas

Qual o melhor Compressor de ar para sua necessidade?

O compressor de ar é um equipamento que serve para gerar e armazenar ar comprimido, ele funciona com motor elétrico ou a gás e são utilizados em ferramentas pneumáticas. Oferecendo essa fonte contínua de ar, que fica estocada no equipamento, ele auxilia ferramentas como furadeira, lixadeiras, cortadores, pistola de pintura, etc.

Compressores são muito encontrados em postos de gasolina, oficinas, borracharias, também muito utilizado também no setor industrial, que pede máquinas específicas para todo o seu sistema funcionar corretamente, o compressor ajuda a energia precisa para os processos de produção.

Como definir qual o melhor compressor de ar para minha necessidade ?

Na realidade é bem simples se você conseguir as informações. É preciso saber todo seu consumo de ar máximo que poderá haver, para isso faça a relação de todas as ferramentas Pneumáticas que possui ou que possa obter, some o consumo de ar de todas, e de ainda uma folga de 30%.

Apenas um Exemplo:

Chave de Impacto = 15 pés

Pistola de Pintura = 40 pés

Bico de ar = 40 pés

a Soma total = 110 pés + 30% = 143 pés

Compressor Ideal precisa ter 143 pés

Exemplo 2:

Cadeira de dentista: 8 pés

Compressor ideal: 10 pés

O compressor conta com um reservatório, um cilindro que armazena todo ar comprimido, sua capacidade varia dependendo do modelo de compressor, quanto maior for o cilindro, maior também será a aptidão do compressor em conseguir mais pressão.

Cada tipo de compressor depende da sua necessidade, os compressores para pintura de baixa pressão são para serviços pequenos, como pintura de peças e afins. O compressor de média pressão já atinge serviços maiores, utilizado em locais como chácaras e em carros, o de grande pressão é recomendado para uso industrial, atendendo grandes demandas.

Vantagens de um compressor de ar

  • Versatilidade

O compressor pode ser usado para diversas ocasiões, tanto em uso doméstico quanto na área industrial, em casa pode envernizar madeiras, encher pneus, usar para pinturas, etc. Na área industrial, é usado principalmente por profissionais de pintura e industrias automotivas, mas também utilizado em clínicas odontológicas, industrias farmacêuticas, construção civil, etc. Muito útil também em serviços de jardinagem na pulverização de plantas.

  • Custo Benefício

O sistema pneumático traz inegavelmente uma economia maior, usar o compressor para abastecer ferramentas elétricas vai trazer um grande custo benefício.

  • Praticidade

Com um compressor o serviço fica mais ágil e mais prático, principalmente nos trabalhos de pintura e enchimento de pneus, a diferença é grande.

Qual melhor compressor para borracharia?

Primeiro fator a ser levado em consideração na hora de comprar um compressor para sua borracharia, é identificar quais serão as ferramentas utilizadas, tamanho do reservatório e pressão necessária, são outros pontos que precisam ser analisados, toda essa análise será visando a sua necessidade. Geralmente as ferramentas pneumáticas que irão ser usados serão o macaco, lixadeira, chave parafusadeira e principalmente o calibrador de pneus que normalmente precisa de um reservatório grande e uma pressão maior, por exemplo. Depende das ferramentas utilizadas, se são de porte leve, médio ou pesado, isso que vai determinar a escolha do melhor compressor para borracharia.

Qual melhor compressor odontológico?

O compressor odontológico é bastante fundamental dentro de uma clínica odontológica, grande parte dos aparelhos da sala de um dentista necessita de um compressor, quanto maior for a necessidade, maior deve ser o compressor. É preciso que os compressores odontológicos sejam isentos de óleo, isso para evitar contaminação, ele serve para levar ar comprimido para equipamentos como sugadores, ultrassom, seringas. O compressor odontológico mais recomendado é da Chiaperini, que contém uma variedade de peças e assistência técnica em todo o Brasil.

Qual melhor compressor para pintura residencial?

Os compressores mais adequados hoje em dia para trabalhos como pinturas residenciais, pinturas de parede, são as máquinas de pintura chamadas “AirLess”, que oferecem uma pintura sem reservatório de ar, é uma máquina que rende muito, dispõe uma quantidade maior de tinta e demanda uma menor mão de obra com relação ao compressor normal, além de trazer muita praticidade, com uma fácil locomoção por ser um equipamento leve, e também é uma ferramenta mais rápida. Já existem máquinas de mais em conta, como as da Menegotti, que são ideais para pintura de paredes, telhados, pisos, cercas, móveis, muros, prédios, com um excelente rendimento e acabamento. E modelos mais profissionais como o da Vonder, indicada para aplicações profissionais de tintas látex, PU (poliuretano), esmalte à base sintética, à base de água, resina acrílica e tintas automotivas.

É claro que, para pequenos reparos, pequenas pinturas, o compressor mais utilizado ainda é o bem útil e popular Compressor de ar direto, e o da Chiaperini é uma boa escolha.

Segurança

Com o compressor, o risco de acidentes cai drasticamente, isso porque incidentes como curtos ou choques são evitados. Além disso, a ferramenta não traz nenhum tipo de dificuldade de manuseio, tendo uma funcionalidade muito simples que oferece toda segurança ao operador.

Cuidados com a utilização do Compressor de Ar

A máquina deve ser sempre utilizado em ambientes, que estejam limpos e bem higienizados, isso porque o ar produzido pelo equipamento poder ser contaminado caso o local não esteja bem limpo, o excesso de poeira no ambiente também pode prejudicar o funcionamento do filtro. É importante manter o compressor nivelado para ajudar na lubrificação, limpar o equipamento duas ou três vezes na semana é fundamental para que ele não seja comprometido, evitando que aconteça um superaquecimento e que as válvulas continuem funcionando perfeitamente.

Tipos de compressor de ar

  • Compressor Pistão

O mais tradicional modelo, tem uma grande eficiência, sua funcionalidade depende da movimentação do pistão dentro do cilindro.

  • Compressor Parafuso

Modelo menor que o de pistão, o fluxo de ar continuo que ele cria é em uma compressão mais reduzida. Sua funcionalidade depende do giro de dois parafusos em sentido contrário, ocasionando que um mexa no outro.

  • Compressor de Palhetas

Compressor mais lento por comprimir tanto ar quanto gás, muito utilizado em trânsito, mineração e fundição. O equipamento é a base de óleo.

Tamanhos de Compressor de ar

Existem várias opções de tamanho para o compressor, podendo variar de litragens bem baixas até litragens bastante elevadas. O compressor para indústrias, naturalmente, vai ser um exemplo de uma máquina de grande porte e consequentemente com uma litragem grande.

Apesar de existir diversificados exemplos com a mais variada quantidade de litros, os mais conhecidos são os de 50l, 100l e 200l.

  • 50 Litros

O modelo de 50l é mais leves e mais fácil de ser transportado que o de 100l e 200l, trazendo uma acessibilidade maior. Indicado para ser usada em ferramentas pneumáticas, pulverizações, calibragem de pneus e pequenas pinturas.

  • 100 Litros

O compressor de 100l é bastante recomendado em borracharias e mecânicas, utilizado também em serviços com pinturas.

  • 200 Litros

Compressor de porte maior, com mais eficácia, indicado para momentos que precisem de pressões elevadas, usados em situações de maior exigência. Muito encontrado em marcenarias, serralherias e também borracharias e mecânicas.

Na hora de comprar, é importante ficar atento as características da máquina e se elas atendem suas necessidades, tem que ficar de olho no modelo, na capacidade do reservatório, na voltagem. Existem algumas opções de compressor de ar.

Compressor Ferrari

Compressor Chiaperini

Compressor Puma